Notícias» NOTÍCIAS

World Class Portugal – Inscrições abertas para bartenders

À procura do melhor bartender português, para representar Portugal na final

À procura do melhor bartender português, para representar Portugal na final da competição, em Xangai!

A 9ª edição do World Class Portugal tem, até dia 20 de abril, as inscrições abertas para todos os bartenders que queiram abraçar os desafios desta competição que irá eleger o melhor bartender português. Depois da fase dos World Class Studios, é hora dos participantes enfrentarem os “Challenges” propostos e colocarem a sua criatividade à prova dentro do copo.

O World Class Portugal 2024 está em curso, uma vez mais na procura do melhor bartender português, para representar o nosso país na final da competição, em Xangai, no mês de setembro. Este projeto, desenvolvido pela Diageo, com vista a promover uma melhor oferta de F&B (food and beverage) em bares e restaurantes, elevar o mundo do bar e inspirar os bartenders de todo o mundo, é muito mais que uma competição, é uma plataforma de partilha e aprendizagem. A edição deste ano, como habitualmente, teve o seu início com os World Class Studios, eventos em que a organização, liderada por Honório Oliveira – Reserve Brand Embassador – aos bartenders ferramentas para que se inspirem e criem os melhores cocktails, utilizando as bebidas selecionadas para os Challenges do ano. Com o elemento ÁGUA como base de inspiração para a competição, os participantes têm à sua disposição duas opções para criarem o cocktail vencedor.

A tequila Don Julio protagoniza um dos “Challenges” apresentados, e desafia a desenvolver um cocktail Paloma que represente o futuro e a sua cidade, sempre incorporando o elemento ÁGUA de forma diferenciadora. Fazer de um clássico uma aposta moderna é ao que os bartenders terão de dar resposta. Como alternativa, são as notas de sabor (spicy, peaty, malty, woody, fruity ou fresh) de Jonhnnie Walker Black Label e os seus diferentes estilos de cocktail (blended, swizzle, built, stirred, sour ou flip) que propõem aos bartenders em competição criarem algo novo, que case na perfeição estas duas componentes com o elemento ÁGUA.

Depois da fase inicial de formação, com os Studios, em que de norte a sul do país promovemos eventos em que os bartenders puderam inspira-se nas apresentações dos chefs, produtores, e outros convidados ligados à indústria e ao tema deste ano, que é o elemento água, agora esta é uma fase de criação, de desenvolvimento da aposta de cada um para vencer a competição. Para todos os inscritos, e para os que ainda se podem inscrever até 20 de abril, há dois desafios, dois “Challenges”, um com a tequila Don Julio, e outro com o whisky Johnnie Walker Black Label – e sempre com o elemento água – para que a partir deles desenvolvam a receita com que irão disputar a competição World Class Portugal”, refere Honório Oliveira, Reserve Brand Ambassador do World Class Portugal da Diageo.

Desenvolvidas as receitas, os participantes submetem as suas criações, que são validadas de forma a verificar que cumprem os critérios dos “Challenges” propostos, ao que se segue a visita da organização a todos os bares a concurso, para prova dos cocktails. Nesta primeira fase de avaliação, um júri composto pelos chefs que participaram nos Studios (Vítor Adão, Julien Montbabut e João oliveira), vencedores de edições anteriores do World Class, e outras pessoas relevantes da indústria, irá selecionar o TOP 12, que irá disputar a semifinal do World Class Portugal, no final de maio.

Neste evento serão escolhidos 6 bartenders, e as suas receitas, e começa então a contagem decrescente para a grande final, em que os finalistas estarão em destaque, apresentando as suas criações, as suas grandes apostas para vencerem esta prestigiada competição da Diageo. E assim, em junho, será conhecido o vencedor de 2024, o melhor bartender português, que irá representar o nosso país em Xangai.

Foto:@MAYUKA_TiagoMaya