Notícias» NOTÍCIAS

Euro 2020: uma viagem pela gastronomia europeia

Com um formato diferente, o Campeonato Europeu de Futebol de

Com um formato diferente, o Campeonato Europeu de Futebol de 2020 teve lugar este ano, devido a toda a situação a nível mundial. Disputou-se em 11 cidades de 11 países. Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Roma (Itália), Baku (Azerbaijão), Sevilha (Espanha) e Glasgow (Escócia) são cidades anfitriãs. A elas juntam-se Copenhaga (Dinamarca), Budapeste (Hungria), passando por Bucareste (Roménia), Amesterdão (Países Baixos) e São Petersburgo (Rússia).

Esta maior diversidade de cidades anfitriãs deu oportunidade a alguns países de mostrarem de forma massiva a sua cultura. Os adeptos que visitaram estas cidades tiveram a possibilidade de conhecer uma maior diversidade de costumes e gastronomias.

Claro que também o fato de os jogos terem sido realizados em várias cidades que puxou pelo comércio em todo o lado e mesmo online. Já se sabia que durante eventos como o Euro 2020 que as apostas desportivas aumentam significativamente inclusive em casas físicas especializadas para o efeito, contudo como existe a possibilidade de o poder fazer online através de qualquer smartphone em praticamente qualquer lado permitiu também que outros pontos culturais e de interesse para os visitantes e fãs que aumentassem bastante o interesse e visitas. A vertente de gastronomia e pratos típicos de cada região e cultura foi das mais procuradas e faladas durante todo o evento que, neste formato inédito, permitiu que houvesse uma divulgação muito mais alargada de todos os interesses culturais, gastronómicos, desportivos e sociais.

Pratos típicos

Mesmo para quem assistiu através da televisão ou plataformas online, o Euro 2020 promoveu a diversidade cultural. Os países que não eram tão turísticos anteriormente, estão também se deram a conhecer através deste torneio.

De 11 de junho a 11 de julho, 11 cidades receberam o Campeonato da Europa de Futebol, e com elas, chegou a diversidade de culturas e gastronómica da Europa. Os pratos típicos de cada região são influenciados pelo clima e pela história de cada país.

 

A influência de outros países nota-se também nos pratos de muitos destes locais:

 

  • Em Amesterdão, nos Países Baixos, jogou-se no Johan Cruijff Arena. Aqui, a gastronomia é simples, com destaque para a típica torta de maçã, para quem quer começar pela sobremesa! Não se esqueça de experimentar também o kibbeling (bacalhau fresco empanado e frito), ou os croquetes recheados com carne ou camarão.
  • O Estádio Olímpico de Baku é a casa da seleção nacional do Azerbaijão. A gastronomia do Azerbaijão é uma espécie de fusão, com vários ingredientes. Por exemplo, o prato Lavengi mistura carne de frango ou carneiro com nozes e especiarias. O Govurma é confeccionado com carneiro frito, com especiarias e frutas. Os Kebabs são considerados dos melhores do mundo.
  • Antes de chegarem à Arena Nacional de Bucareste, na Roménia, os adeptos puderam experimentar a gastronomia romena. Os pratos típicos são uma mistura de influências dos povos que passaram pela região.
  • Em Budapeste, na Hungria, os jogos do Euro decorreram no Estádio Ferenc Puskás. Aqui a tradição gastronómica conta com muitos aromas, especiarias e sabores picantes: a carne, a paprica e a cebola estão em quase todos os pratos.
  • A capital da Dinamarca, Copenhaga, recebeu os adeptos no Estádio Parken. Depois do jogo, os adeptos puderam experimentar as famosas salsichas. A salsicha mais famosa é a r ød pølse (salsicha vermelha) e é servida dentro de um pão com ketchup e mostarda por cima. Os cachorros-quentes são também uma das especialidades da cidade.
  • O Hampden Park, em Glasgow, na Escócia, recebeu o Euro 2020 e os seus visitantes, que podem experimentar o Haggis Neeps ‘N’ Tatties, feito do pulmão, fígado e coração da ovelha com cebola, aveia e especiarias. Este prato é acompanhado de nabos e batatas, e é servido com molho de creme de uísque.
  • O estádio de Munique, na Alemanha, pode ser visto dos Alpes austríacos em noites mais claras, enquanto se saboreia uma Weißwurst ou Weisswurst, uma salsicha Branca servida com a mostarda adocicada. O Eisbein (Schweinshaxe), joelho de porco, é outra das especialidades.
  • O Estádio de São Petersburgo, na Rússia, tem a alcunha de “nave espacial”, e, antes de entrar, os espectadores puderam provar o ladoga pike, peixe branco local do lago Ladoga, servido com pepino e xarope de birch.
  • Sevilha oferece aos seus visitantes os pratos tradicionais da região e a história da capital da Andaluzia. O gazpacho, o pescaito frito – fatias de peixe temperadas com sal e fritas em óleo –, os huevos a la Flamenca (ovos com verduras), ou o bacalhau com tomate.
  • Roma, em Itália recebeu a partida inaugural do Campeonato de Futebol da Europa. Nesta cidade, é possível comer uma bruschetta, ou o o Carciofi alla romana constituído por alcachofras recheadas com salsa e alho e fritas no azeite.
  • Londres foi a cidade escolhida para acolher os jogos das meias-finais e a final. Durante estas partidas, em qualquer local da cidade inglesa pode experimentar os pratos típicos ingleses.
  • Os pratos ingleses são pratos simples e bem servidos em quantidade. O Fish and chips, o Full English Breakfast, o Banger and mash,o Steak and Ale Pie ou os Scotch Eggs.

 

Durante o Euro 2020, foram dinamizados alguns passatempos para os visitantes. A mascote oficial do Euro 2020, o Skillzy, convidou os adeptos dos países anfitriões para carregarem vídeos com habilidades que melhor representem a sua cidade anfitriã.

Em Portugal, alguns restaurantes criaram pratos específicos para receber os clientes. Partilhar bons momentos e ver as partidas das outras seleções, é um dos objetivos destas iniciativas.

Conclusão

Este torneio pretende sempre promover o desporto e a convivência, mas tem impulsionado também a multiculturalidade, permitindo aos países mostrarem a sua gastronomia. A união de várias nacionalidades à volta do desporto, aumenta o interesse pela cultura e pratos típicos de cada um. Seja no estádio ou nas cidades anfitriãs, os visitantes têm e tiveram a possibilidade de experimentar o que de melhor tem a gastronomia de cada local. Daqui poderão até surgir novos pratos, conforme o gosto e as preferências de cada um!