Notícias» NOTÍCIAS

Conferência – Turismo Gastronómico Sustentável

A 5 de setembro, a Pousada de Tavira será palco

A 5 de setembro, a Pousada de Tavira será palco da Conferência Internacional de Turismo Gastronómico Sustentável. Contará com a intervenção de vários oradores de relevo, que desenvolverão temas relacionados com a temática do congresso “Turismo Gastronómico Sustentável”, após o que serão abordados novos temas, como a importância da sustentabilidade e os elementos do sucesso das heranças culinárias de cada país.
A partir das 9 h, no dia 5 de Setembro, a Pousada de Tavira será palco da Conferência Internacional de Turismo Gastronómico Sustentável, com centenas de participantes e oradores convidados do projecto MEDFEST, programa europeu de 3 anos que envolveu oito países do Mediterrâneo e trabalhou para criar novos destinos turísticos sustentáveis associádos à Dieta Mediterrânica, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre, Eslovénia e Croácia foram as oito nações que se uniram em torno da dieta mediterrânica para transformar esse património gastronómico num bem cultural.
O MEDFEST trabalhou para criar destinos turísticos que contribuam para diminuir a sazonalidade e a interioridade, assim como a valorização do património cultural gastronómico e a sustentabilidade económica das atividades turísticas. Permitiu ainda identificar e tornar conscientes forças comuns ao estilo de vida mediterrânico, abrindo caminho para a exploração de uma nova via.
Este evento contará com a intervenção de vários oradores de relevo, que desenvolverão temas relacionados com a temática do congresso. O chef Vítor Sobral, embaixador nacional do MEDFEST, marcará presença na conferência, assim como os restantes embaixadores dos outros países. Greg Richards, da Universidade de Breda, na Holanda, fará a introdução ao que é “Turismo Gastronómico Sustentável”, após o que serão abordados novos temas, como a importância da sustentabilidade e os elementos do sucesso das heranças culinárias de cada país.
Artur Gregório, presidente da direcção da Associação In Loco e coordenador do projecto MEDFEST em Portugal, falará, juntamente com Jorge Queiróz e Claúdia Henriques, da necessidade de fazer do turismo sustentável uma tendência, e não uma excepção; e a oradora croata Jasenka Kauralin abordará a temática da comunicação como ferramenta para atingir os objectivos do turismo gastronómico sustentável.
Ouvir-se-ão histórias de experiências bem-sucedidas deste tipo de turismo, far-se-á uma mesa redonda com estratégias para introduzir a temática do turismo gastronómico sustentável nas agendas públicas e privadas, e far-se-á um manifesto com a estratégia final daquilo que foi e deverá ser o MEDFEST. Por fim, terá lugar a cerimónia de abertura da Feira Mediterrânica, no jardim público de Tavira, seguida de uma Experiência Gastronómica Mediterrânica que irá envolver todos os participantes.