Receitas » Doces

10 1 h 30 min. Médio 3 dias 7 dias
Loading

Tarte de arroz-doce e mirtilos

INGREDIENTES

AJUSTE A SUA RECEITA:

porções

DICA

Esta tarte também fica deliciosa se a confeccionar com framboesas, em vez dos mirtilos e amoras.

PREPARAÇÃO

  • Ligue o forno a 180º C. Forre uma tarteira de 25 cm com a massa folhada e cubra-a com papel vegetal. Preencha-a com leguminosas secas e leve a meio do forno a cozer, durante dez minutos. Decorrido o tempo, elimine as leguminosas e o papel vegetal e coza, por mais cinco minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
  • Coloque a água num tacho com a casca de limão, o pau de canela e o sal e leve ao lume, até ferver. Junte o arroz e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até a água evaporar. Verta depois o leite quente e deixe cozer, em lume brando, mexendo de vez em quando.
  • Assim que o arroz estiver cozido, adicione 175 g do açúcar e cozinhe, por mais cinco minutos, sempre em lume brando. Retire do lume e deixe arrefecer, eliminando a casca de limão e o pau de canela. Coloque depois o arroz na tarteira com a ajuda de uma colher e reserve no frigorífico.
  • Prepare a cobertura: Demolhe a folha de gelatina em água fria. Coloque o resto do açúcar num tacho com os mirtilos e as amoras e leve a lume brando. Deixe ferver por dois minutos, junte a folha de gelatina escorrida e mexa. Retire do lume, e depois de arrefecer um pouco, disponha sobre a tarte, espalhando. Leve novamente ao frigorífico e sirva decorada a gosto.
© 2014 DescobrirPress, S.A. Todos os direitos reservados
Rua da Impala, nº33A - São Pedro de Penaferrim - 2710 - 070 Sintra