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Fardas de Restauração: qual a importância para os restaurantes e como escolher?

Ao contrário do que alguns possam pensar, as fardas de

Ao contrário do que alguns possam pensar, as fardas de restauração não são algo negligenciável. Como veremos ao longo deste artigo, as fardas têm um peso importante na experiência do cliente, no reforço da marca e, inclusive, na organização interna do próprio bar ou restaurante.

Não acredita? Fique connosco ao longo das próximas linhas.

Qual a importância das fardas na Restauração?

A importância das fardas na Restauração pode ser percebida pela análise de cinco vetores: identificação, higiene, segurança, (bom) atendimento e organização interna.

Vamos ver em pormenor em que é que cada um deles consiste:

Identificação e fortalecimento da marca

A uniformização do fardamento na restauração permite, antes de mais, a rápida identificação dos trabalhadores da empresa pelos clientes. Quando o funcionário não está bem identificado, o estabelecimento passa uma ideia de desorganização que afasta os consumidores.

Esta uniformização do fardamento tem, igualmente, o condão de ajudar a fortalecer a marca e a gerar confiança junto do cliente. Posicione o logo do estabelecimento em locais estratégicos da farda. Assim, sempre que o cliente ver um dos seus funcionários, sua marca sairá reforçada.

Higiene

A higiene é imprescindível em qualquer setor de atividade e ainda o é mais na restauração pela constante manipulação de alimentos. Para isso, as fardas devem ser uniformes, compatíveis com a atividade e conservadas sempre limpas.

A isto deve somar-se a obrigatoriedade de que a farda seja trocada diariamente e que seja de uso exclusivo nas dependências internas do estabelecimento para evitar a sua contaminação por agentes que possam por em causa a qualidade e integridade dos alimentos servidos aos clientes.

Segurança

A identificação dos funcionários através da farda traz também acoplada a ideia de segurança, pois garante que o cliente estará a entregar o seu pedido ou pagamento a alguém que faz parte, de facto, do estabelecimento.

A prova está na resposta a esta pergunta: entregaria a chave do seu carro a uma pessoa sem farda num posto de abastecimento de combustíveis? Provavelmente não, uma vez que se espera que os funcionários tenham farda e/ou outros utensílios como um avental personalizado, por exemplo, que o identifiquem enquanto trabalhador do estabelecimento.

Atendimento

A qualidade do atendimento e a experiência de consumo num estabelecimento de restauração são dois fatores importantíssimos no regresso ou não do cliente a um estabelecimento de restauração e a farda desempenha um papel nisso.

Uma farda bem pensada, limpa e apresentável demonstra que o estabelecimento se preocupa com a imagem que passa aos clientes.

E isso é visto de uma forma positiva pelo cliente, uma vez que este sente que está num local que se importa com ele e fará de tudo para que o momento que lá passe seja especial.

Organização interna

Se a identificação através da farda é importante para o cliente, não o é menos para o próprio estabelecimento.

À semelhança de um hospital onde a diferentes funções correspondem fardas ou uniformes de cor diferente, também um estabelecimento de restauração tem a ganhar com este tipo de distinção na sua organização interna.

Assim, com cada função (empregado de mesa, cozinheiro, rececionista, etc.) bem diferenciada através de uma farda ou uniforme distinto, sabe o estabelecimento e sabe o cliente o que é que cada funcionário está ou devia estar a fazer tornando mais fácil a resolução de problemas.

Como escolher uma farda de restauração?

A escolha de uma farda para os funcionários de restauração não deve obedecer apenas a uma dimensão estética. Apesar de importante como fator de marketing, à parte estética da farda deve somar-se elementos tão diversos e importantes como a ergonomia, o conforto e a resistência.

Ligados a estes elementos, há também a considerar onde e a quem se compram as fardas. Ao optar-se por fardamentos de qualidade duvidosa, poderá estar-se a colocar em risco a marca e o serviço ao cliente. Afinal de contas, ninguém quer ver um botão da camisa do seu empregado de mesa saltar para o prato de um cliente.

Assim, procure empresas especialistas em têxteis profissionais como a DAUTI, empresa poveira especialista na produção, desenvolvimento e venda de fardas de restauração que oferece aos trabalhadores e empresas desta área um vasto manancial de artigos esteticamente apelativos e que se adaptam na perfeição ao desempenho das funções para que se destinam.

Assim, na hora de escolher uma farda de restauração, procure:

  • Escolher fardas que representem os valores do estabelecimento. Ao escolher a farda para o seu restaurante ou bar, procure adapta-lo à identidade do estabelecimento para que, juntos, criem um ambiente incrível e divertido.

Por exemplo, se se tratar de um restaurante japonês, elementos da cultura nipónica podem e devem estar presentes na farda dos funcionários;

  • A farda deve ser prática e permitir total liberdade de movimentos, por isso opte por tecidos que se adaptem bem ao corpo, que sejam resistentes, e que prezem pela praticidade – isto é, que não amarrotem ou se desgastem com facilidade;
  • É importante que o tecido da farda tenha alto poder de respirabilidade para que não deixe marcas de suor, principalmente se o estabelecimento for quente ou ao ar livre;
  • Escolha uma cor que transmita emoções e que combine com a decoração geral do estabelecimento.