Notícias» NOTÍCIAS

Pequeno-almoço francês: 5 ideias para um petit déjeuner delicioso

Pequeno-almoço francês: 5 ideias para um petit déjeuner delicioso É

Pequeno-almoço francês: 5 ideias para um petit déjeuner delicioso

É a refeição mais importante do dia, mas pode tornar-se aborrecida se cair na monotonia do hábito. Como diversificar o pequeno-almoço de forma saborosa?

Sugerimos o pequeno-almoço francês: simples. mas com qualidade, é ideal para começar o dia com um je ne sais quoi que fará toda a diferença. Temos 5 ideias que vai adorar. Melhor que isto, só mesmo poder desfrutar no coração de Paris.

5 ideias para um petit déjeuner delicioso

Tome nota destas dicas de gastronomia francesa e comece a desfrutá-las já no próximo pequeno-almoço ou brunch!

Pain, nas suas muitas variações

Seja uma baguete, um pain au chocolat ou um pain au raisin, em França o pão ocupa um lugar de destaque no pequeno-almoço.

É possível encontrar este tipo de padaria e pastelaria em vários locais e, se aquecer brevemente no forno antes de servir, sentir-se-á decerto numa boulangerie francesa.

Se possível, reserve algum tempo para confecionar estas iguarias em casa e levá-las diretamente do forno para a mesa, ainda quentes.

Acompanhe com uma manteiga de qualidade (a francesa é divinal), com compotas caseiras ou com mel para um toque especial e delicioso.

Croissants caseiros

O ideal é fazê-los em casa, mas existem hoje belíssimas pastelarias que fabricam croissants à moda francesa, muitas vezes do modo tradicional.

Quer opte por uma ou por outra opção, o croissant vai revolucionar a sua manhã com delicadeza e sabor.

A melhor forma de comer os croissants caseiros, feitos à maneira francesa, é sem adições.

Nada como um croissant simples, com a quantidade certa de manteiga na massa e todo o sabor de uma confeção dedicada.

Café à moda francesa

Como bons europeus, os franceses não dispensam um café para começar o dia da melhor forma.

Apesar de o famoso “café francês” ser um expresso, curto e servido numa pequena chávena, ao pequeno-almoço a tradição é beber um café americain, bem cheio, servido numa grande chávena branca.

Algumas das variações mais deliciosas, também adequadas ao pequeno almoço, incluem o café crème, com um toque de leite vaporizado, ou o café viennois, que combina o expresso com o doce sabor das natas e do cacau.

Qual deles vai experimentar primeiro?

Tarte Tatin

Decerto já ouviu falar na famosa tarte tatin.

Requintada e deliciosa, é uma tarte de maçã caramelizada que se adequa tanto à sobremesa como ao brunch ou pequeno- almoço, para os mais gulosos.

Para reproduzir esta iguaria francesa em casa, precisará de fazer a massa de raiz, tal como o recheio.

Trata-se de uma receita demorada e desafiante, mas que vale bem a pena.

Acompanhe com uma bola de gelado de baunilha para uma experiência ainda mais divinal.

Crepe Suzette

Quem não adora começar o dia com um belo crepe?

Em França, uma das receitas mais conhecidas é a do Crepe Suzette, assim batizado por conta da sua caótica origem no Mónaco, em que os ingredientes pegaram fogo.

O Crepe Suzette é doce, mas simples, feito com uma massa leve, açúcar caramelizado e a dose certa de limão e laranja para um delicioso contraste de acidez.

É muito fácil de reproduzir em casa: provavelmente, tem até todos os ingredientes necessários na sua cozinha.

Sumos naturais

Os pequenos-almoços franceses são conhecidos pela sua simplicidade.

Para acompanhar um croissant, uma baguete ou uma tarte, nada melhor do que um sumo natural, feito com frutas frescas e de qualidade.

Experimente introduzir no seu ritual matinal o clássico sumo de laranja para uma boa dose de Vitamina C, um sumo de espinafres para começar o dia com ferro ou um sumo de maçã para um boost de energia.

Além de serem saudáveis, os sumos naturais oferecem ao corpo e à mente motivação para enfrentar os desafios do dia a dia.

Sente a inspiração a invadir-lhe os sentidos com estas ideias para um pequeno-almoço à moda francesa? Ponha-as em prática e surpreenda a família e os amigos com uma forma diferente, especial e deliciosa de começar o dia!