Notícias» NOTÍCIAS

Onde Comer na Costa Vicentina? – 7 Restaurantes a Não Perder

Para alguns, as férias já começaram. Mas a maioria dos portugueses ainda têm os seus dias de descanso reservados para Agosto ou até mesmo Setembro. Este ano, a escolha dos destinos ainda pode ser um pouco limitada, já que o prolongamento da pandemia da Covid-19 assim o obriga.

Mas, atenção! Não é por querer umas férias mais baratas que estas serão menos prazerosas. Portugal tem mil e um encantos e maravilhas que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de descobrir. Para além do típico Algarve, muitas famílias e jovens têm optado por descer a costa vicentina e aproveitar para conhecer melhor o Alentejo. E dizemos descer porque a Costa Vicentina começa em São Torpes, em Sines e termina no Burgau, no Algarve. Ou vice-versa.

Quer decida alugar uma casa perto da praia e ficar apenas numa área específica ou adotar por completo o conceito de road trip, certamente precisará de um tempo a cada dia para decidir onde comer. Por isso, e para facilitar a escolha, aconselhamos 7 restaurantes onde não faltam bons petiscos nem um peixe ou carne grelhada.

 

1. Trinca Espinhas
image

Este edifício é facilmente identificável pela sua tonalidade azul característica das fachadas no Alentejo. Fica mesmo no início da Costa Vicentina, na Praia de São Torpes, e destaca-se pela sua vista para o mar. Já o nome não deixa enganar: os pratos focam-se em opções de peixe pronto para a grelha. Ainda existem pratos chave como pimentos padron, ovos mexidos com espargos ou farinheira, arroz de tamboril, lombinho de porco preto com sementes de papoila ou a típica salada de polvo. A especialidade é a cataplana.

Morada: Praia de São Torpes
Telefone: 269 636 379
Horários: 12h30-15h / 19h30-22h30. Encerra à segunda-feira.

 

2. Porto das Barcas
image2

Neste espaço em Vila Nova de Mil Fontes, o peixe e o marisco são as estrelas da casa. É que a sua localização assim o exige: fica mesmo em cima do mar, com uma vista privilegiada. A cada dia, a montra tem disponível uma variedade de peixes para o cliente escolher. Além disso, o menu contempla outros pratos especiais como rolinhos de alheira de caça com courgette e queijo da ilha, gambas à brás, tibornas alentejanas com queijo de cabra ou polvo da costa na frigideira com batata doce. Ainda tem uma grande esplanada para relaxar um pouco.

Morada: Estrada do Canal, Vila Nova de Milfontes
Telefone: 283 961 151
Horário: 12h30-23h. Encerra à terça-feira.

 

3. Rocamar

image3

Este restaurante é uma das casas típicas da região. Situado junto do farol do cabo Sardão, o espaço é acolhedor e repleto de comida caseira. Existe um pouco de tudo da alma alentejana: a especialidade é a açorda (existem várias opções, entre elas a de bacalhau com pão e ovo escalfado), uma fresca montra de peixe para grelhar na hora e a polvo frito. É daquelas soluções imperdíveis e em conta.

Morada: Largo da Palmeira 10, 7630-055, Cavaleiro, Odemira
Telefone: 283 647 563
Horário: 12h-22h30h. Encerra ao domingo.

 

4. Tasca do Celso
image4

Outro restaurante de Vila Nova de Mil Fontes é o Tasco do Celso. Esta é uma das casas mais conhecidas do Alentejo, sendo já uma das preferidas entre os locais e os turistas. Tudo o que possa imaginar entre as iguarias da carta alentejana está no seu menu: Salada de ovas, açorda de camarão, salada de choco, gambas al ajillo, secretos de porco preto ou carne de porco à alentejana. Para dar um toque extra ao ambiente, tudo é servido em prato de barro. Há que reservar com antecedência pela grande afluência, por isso não deixe isso para o próprio dia.

Morada: Rua dos Aviadores, Vila Nova de Milfontes
Telefone: 283 996 753
Horários: 13h-15h30 / 19h-23h. Encerra à segunda-feira.

 

5. Taberna Ti Vitória
image5

Ao passear por Zambujeira do Mar, existe um tesouro escondido que vale a pena procurar – especialmente para conseguir comer bem e a um preço amigável. Apesar de ficar um pouco escondido, a Taberna Ti Vitória situa-se nas traseiras da rua principal de Zambujeira do Mar e é daqueles espaços em que os grelhados a carvão são reis. A ementa tem peixe ou carne para churrasco, mas poderá ainda escolher petiscar uma salada de polvo ou umas amêijoas à Bulhão Pato.

Morada: R. da Palmeira 43, 7630-768, Zambujeira do Mar
Telefone: 283 961 130
Horários: 7h30-23h00. Aberto todos os dias durante o verão.

 

6. Azenhas do Mar
image6

Entre a lista disponibilizada, este deve ser o restaurante mais difícil de arranjar mesa, dada a sua notoriedade. Se decidir ao final do dia de praia, é muito pouco provável que consiga. O melhor é mesmo reservar com antecedência, já que as filas para entrar são longas e demoradas. É que aqui não é só a comida que é deliciosa. A vista também é um dos pontos fortes, pois mostra toda a beleza de Azenha do Mar. Servem comida tradicional portuguesa com inspirações mediterrâneas e muitos pratos confecionados com peixe fresco. Ainda se destacam a sapateira e as variedades de cataplanas.

Morada: Praia da Azenha do Mar, 2705-104 Colares
Telefone: 21 928 0739
Horários: 10h-22h. Encerra à quarta-feira.

 

7. A Ilha
image7

Por fim, mas não menos imperdível é o restaurante A Ilha, em Porto Covo. O nome surge pela sua uma vista invejável para a Ilha do Pessegueiro. E com os olhos postos neste horizonte, a espera pela refeição até se torna mais rápida (mesmo não demorando assim tanto). O petisco mais pedido é a salada de polvo. Já quando o assunto são pratos principais, a caldeirada de peixe e o arroz de tamboril são o que sai mais da cozinha.

Morada: Praia da Ilha do Pessegueiro, 7520-421
Telefone: 269 905 113
Horário: 9h30-22h30. Aberto todos os dias durante o verão.

 

Como pode ver, sugestões não faltam para que tenha umas boas férias sem entrar em derrapagens orçamentais. Se fizer um bom planeamento para uma viagem “por cá”, verá que consegue poupar bastante. Repare como inserimos opções de restaurantes que se aplicam ao ditado “bom e barato”. É que as escapadinhas para o exterior tendem a ser mais caras e, consoante o destino, pode ser necessário pedir um crédito pessoal.