Notícias» NOTÍCIAS

Como usar o espaço da sua cozinha de forma inteligente

Como usar o espaço da sua cozinha de forma inteligente

Como usar o espaço da sua cozinha de forma inteligente

Se gosta bastante de cozinhar, mas infelizmente ainda não possui uma daquelas cozinhas superespaçosas, ou até pode ter uma cozinha de grandes dimensões, mas também uma imensa variedade de utensílios e não sabe como organizá-los para ainda assim ter espaço para colocar a mão na massa?

Se mora numa cidade grande e com um elevado custo de vida, sabe muito bem que cada metro quadrado do seu apartamento não foi assim tão barato, portanto, está sempre à procura de uma forma eficiente de utilizar os espaços. Se gosta bastante de cozinhar, mas infelizmente ainda não possui uma daquelas cozinhas superespaçosas, ou até pode ter uma cozinha de grandes dimensões, mas também uma imensa variedade de utensílios e não sabe como organizá-los para ainda assim ter espaço para colocar a mão na massa? Então estas dicas são para si!

ADICIONE PRATELEIRAS POR CIMA DOS SEUS ARMÁRIOS

Se os seus armários da cozinha possuem um espaço razoável até ao teto, vale a pena instalar uma prateleira nesse espaço. Estas prateleiras podem servir para armazenar panelas grandes ou mesmo eletrodomésticos de cozinha que utiliza com pouca frequência. Se os organizar de forma mais clean e organizada, para além de ganhar espaços de arrumação dentro dos armários, estará também a adicionar mais um pouco de charme à sua cozinha.

UTILIZE O LADO DE DENTRO DA PORTA DOS SEUS ARMÁRIOS

Esta dica é puramente prática, pois muitas vezes não pensamos de forma criativa e não nos lembramos da possibilidade de instalar pequenas prateleiras ou locais para guardar recipientes com especiarias ou talheres especiais na parte interna da porta dos armários. Para além de conseguir libertar algum espaço dentro do armário, facilita o acesso, e caso esteja a cozinhar, basta só abrir o armário que aquela especiaria ou colher especial já estará à mão, sem precisar de procurar dentro do armário.

Se o lado interno da porta do seu armário for médio ou grande, uma ideia divertida é colocar uma pequena loiça com receitas ou dicas de medidas de ingredientes, juntamente com medidores de xícaras ou colheres penduradas por baixo.

INSTALE UMA BANCADA DE PREPARAÇÃO DE CORRER

De todas as dicas, esta talvez seja aquela que lhe vai proporcionar mais estilo! Se conhecer um marceneiro habilidoso e tiver algum espaço de sobra, instale uma mini bancada de correr , daquelas que se assemelham a uma gaveta fina, mas que quando puxada sai na forma de uma bancada. Além de lhe dar bastante estilo, é muito prática, principalmente se estiver a preparar uma refeição com diversos elementos e for necessário utilizar várias tábuas e espaços diferentes.

Ainda dentro da mesma linha de pensamento, outra opção que dá uma imagem mais arrumada e organizada para a sua cozinha é instalar um pequeno caixote do lixo num espaço interno, dentro de qualquer armário inferior (que também pode ser de correr). Dessa forma, fica escondido, e quando precisar de o usar basta puxar a gaveta.

ADICIONE UMA SUPERFÍCIE EXTRA À SUA PRATELEIRA

Se já tem uma prateleira em alguma das suas paredes, adicione uma superfície extra ao colar jarras mason por baixo dessa prateleira. É um pouco difícil de imaginar, mas a ideia é colar apenas as tampas dessas jarras, quase como se estivessem a flutuar por baixo da prateleira. Com isto, poderá armazenar especiarias, folhas, chás, etc.

E ainda na mesma linha, também pode utilizar aqueles espaços esquecidos de uma forma mais original. Está a imaginar a parede do armário que sobra? E que tal instalar uns ganchos e pendurar utensílios específicos, como talheres especiais, tábuas de queijo ou até mesmo pequenas panelas?

Inspire-se e utilize estas dicas e crie também as suas próprias ideias, pois não se ficam por aqui! O mercado está em constante desenvolvimento, e estão sempre a surgir várias opções e utensílios que lhe permitem estruturar e remodelar a sua cozinha de forma eficiente e moderna!