Notícias» NOTÍCIAS

Tradição Nova!

E se em vez do prato que tradicionalmente serve no

E se em vez do prato que tradicionalmente serve no Natal, escolhesse para a Consoada um delicioso prato de coelho? A sugestão é do Chef Hélio Loureiro! Comece a tradição também em sua casa; prove esta iguaria: Coxa de coelho marinada em vinho do Porto e especiarias com puré de castanhas e maçã reineta com aroma de canela.

O Natal é a ocasião perfeita para reunir a família à mesa e partilhar com todos uma deliciosa ceia. Os pratos tradicionais são um sucesso garantido, mas são cada vez mais as famílias que apostam em inovar a ementa nesta época, dando um charme especial à data. Para tal, o chef Hélio Loureiro, parceiro da campanha “Carne de Coelho – Como a vai cozinhar hoje?”, deixa uma sugestão de receita com um ingrediente tradicional da dieta dos Portugueses, dando uma nova abordagem ao menu de Natal:
“Já lá vão cinco gerações desde que alguém na minha família criou um bacalhau, que se passou a chamar “À Moda de Fafe”, e que desde sempre é a salvação dos mais pequenos lá em casa. Fomos, assim, salvos por alguém que criou uma nova tradição! Por isso, esta receita que agora apresento pode ser a sua nova tradição de Natal, dando descanso aos perus e capões, salvaguardando aquele aroma, aquela textura, aquele recheio, mas com o sabor único e delicioso de uma carne tenra e saborosa, como é a de coelho. Espero que goste e, quem sabe, este Natal crie uma nova tradição mantendo o que é mais importante: a festa à volta da mesa com a família numa união fraterna. Um Santo Natal!”

RECEITA:

Coxa de coelho marinada em vinho do Porto e especiarias com puré de castanhas e maçã reineta com aroma de canela

Ingredientes:
4 coxas de Coelho (pode também usar pernas)
2 dl de Vinho tinto
½ colher de café de pimenta preta
1 dl de vinho do Porto Ruby
1 raminho de alecrim
2 folhas de Louro
1 colher de chá de Mostarda antiga
1 colher de café de Cominhos
1 raminho de tomilho
1 colher de chá de mel 
100 g de cebola
2 dentes de alho
50 g de aipo
50 g de alho francês
50 g de cenoura

Puré :
400 g de castanhas
400 g de maçãs reinetas
1 colher de sobremesa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
¼ colher de café de canela em pó

Preparação:  
1 – Marine as coxas de coelho nos vinhos. Acrescente as ervas frescas, a pimenta preta, a mostarda, o loureiro, o mel, os cominhos e o sal. Deixe assim durante no mínimo três horas, para que absorvam bem os aromas. Escorra as coxas da marinada. Coloque no fundo do tabuleiro as rodelas de cebola, os alhos esmagados, a cenoura, o alho francês e o aipo. Por cima, disponha as coxas de coelho e regue com o azeite.Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Regue com um pouco da marinada, depois diminua para 160ºC e deixe mais 10 minutos a cozinhar.
2 – Prepare o puré: Descasque as maçãs, corte em pedaços e reserve. Leve ao lume a manteiga. Junte o açúcar e deixe alourar. Acrescente as maçãs, reduza o lume e deixe cozinhar muito lentamente. Retire do lume depois de bem cozidas. Coza as castanhas em água temperada com sal, canela e pimenta preta. Escorra-as e reduza a puré. Envolva o puré de maçãs e com as castanhas e reduza tudo a um puré fino, com ajuda de uma varinha mágica ou um liquidificador.
3 – Terminado o tempo de cozedura da carne, sirva-a de imediato com o puré.