Notícias» NOTÍCIAS

6ª Edição do Festival da Abóbora

O Pavilhão Multiusos da Atalaia, entre 1 e 3 de

O Pavilhão Multiusos da Atalaia, entre 1 e 3 de novembro, vai ser palco de mais uma edição do Festival da Abóbora. A entrada é gratuita e a cerimónia de inauguração está agendada para o próximo dia 1 de novembro, às 15h, com a presença de entidades Nacionais e Internacionais.
 
Organizado pela União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, o Festival da Abóbora tem como objetivo a celebração da cultura da abóbora e da horticultura local, criando a possibilidade de, numa competição saudável, os produtores locais mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e das condições naturais da região.
Ao longo dos três dias haverá exposições permanentes de abóboras, degustação de gastronomia e doçaria, mostras de artesanato, ‘workshops’ e animação musical. Muitas são as surpresas preparadas para todos os visitantes do Festival da Abóbora, desta Freguesia que já é considerada a Capital Nacional da Abóbora.
“O Festival de Abóbora, realizado neste concelho misto, entre o rural e o urbano, com belíssimas paisagens à beira mar e de elevada potencialidade lúdica e turística, é um evento familiar com uma forte componente solidária, que culmina no último dia com a apresentação de uma torta gigante com doce de Abóbora, que na edição anterior chegou ao 69 metros, a favor de uma IPSS da freguesia. Ano após ano temo-nos superado em novidades”, refere Pedro Margarido, Presidente da Junta da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia.
A cerimónia de inauguração da 6ª edição deste festival está agendada para o próximo dia 1 de novembro, às 15 horas, no Pavilhão Multiusos de Atalaia, na localidade de Atalaia, Lourinhã.
Os horários do evento estão compreendidos entre as 11h e as 24h, na sexta-feira e no sábado e entre as 11h e as 19h, no domingo. As entradas são livres.
A organização do festival promove ainda no âmbito da dinamização da cultura da abóbora e dos produtos locais uma Semana Gastronómica que antecede o festival, de 26 de outubro a 3 de novembro, em restaurantes aderentes localizados na freguesia, que vai permitir a todos os turistas e visitantes deliciarem-se com inúmeras iguarias preparadas com este ingrediente, nomeadamente abóbora recheada com vitela, salteado de bacalhau com abóbora e crepes de doce de abóbora com amêndoa.