Notícias» NOTÍCIAS

“Somos o que comemos”

O projeto “Somos o que comemos”, promovido pela Parques de

O projeto “Somos o que comemos”, promovido pela Parques de Sintra no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural de 2018, está nomeado para os prémios AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) na categoria de melhor “Contributo para a Defesa da Gastronomia como Património Nacional”, que visa distinguir a marca, conceito, produto ou estabelecimento que mais se destacou na defesa e divulgação da gastronomia portuguesa no território nacional e no estrangeiro.
 
Em 2018, “Somos o que comemos” levou os sabores e os aromas da gastronomia sintrense aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra, numa simbiose única entre património alimentar e património histórico, que contou com Vítor Sobral, Justa Nobre, Kiko Martins e Marlene Vieira como chefes convidados. A programação teve a assessoria gastronómica de Fortunato da Câmara e incluiu workshops, concurso de receitas, tertúlias, visitas temáticas e uma conferência internacional, entre outras atividades dirigidas ao público generalista e às famílias. Manuel Luís Goucha, Alexandra Prado Coelho e Filipa Gomes foram os Embaixadores desta iniciativa, que foi produzida pela SPIRA – Agência de Revitalização Patrimonial e que celebrou a riqueza alimentar da região, de que fazem parte os famosos travesseiros e queijadas de Sintra, produtos como as maçãs de chão-de-areia, o vinho de Colares ou o leitão de Negrais.
 
As votações estão a decorrer até 5 de maio e para votar no projeto “Somos o que comemos” basta:
1 – Visitar o site dos Prémios AHRESP
2 – Carregar no botão ‘VOTAÇÕES’ da 5º Edição dos Prémios AHRESP
3 – Na categoria ‘Contributo para a Defesa da Gastronomia como Património Nacional’ selecionar ‘Somos o que Comemos’
 
Os Prémios AHRESP distinguem anualmente os melhores do ano nos setores da Hotelaria, Restauração e Promoção Turística, em Portugal. Os vencedores desta quinta edição serão conhecidos na gala de entrega dos galardões, que se realizará no dia 24 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.